quarta-feira, 21 de abril de 2010

Jovens compromissados e felizes?!SIM,nós somos!

"Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o sol. Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade."
(Ec.11:7-10).

Para muitos servir a Deus é sinônimo de proibição. Eles pensam se caso eles servirem a Deus consequetemente perderão a alegria de viver uma vida livre de regras e obrigações. Por isso muitos dizem: "Quando eu for mais velho investirei mais na minha vida espiritual, pois ja terei aproveitado bem a vida ai sim vou me preparar para encontrar com Deus.". Servir a Deus para tais pessoas é o mesmo que perder a vida.

Salomão instruiu os jovens a viverem as suas vidas com alegria, com intensidade, com muito vigor. Contudo, o Sábio ressalta que um dia haverá um acerto de contas onde terá que encarar frente a frente o Juíz dos juízes de todo o universo. Quando leio esse conselho do sábio a juventude, percebo que de fato Deus não proíbe ninguém de fazer nada, ou seja, "vai para onde você quiser, alegra seu coração, aproveita bem a vida, porém um dia eu vou acertar cada ato realizado por ti".

Certa vez chegou ao meu conhecimento que, em Capminas - SP, há um hospital para pessoas contaminadas pelo vírus HIV com 8 mil leitos, e que 70% dos leitos são ocupados por jovens e adolescentes que estão morrendo aos poucos por causa do vírus maldito da aids. Por isso somos aconselhados a "remover da nossa carne a dor". Comparar a juvente a uma estação bonita refere-se a beleza que essa idade traz, todavia entende-se que sua brevidade também é real. A vida passa rápido e a juventude também.

A morte persegue o homem do berço à sepultura e não respeita a idade para ceifar alguém. Diante da brevidade da vida, podemos perceber como muitas coisas são vaidade. Como diz o escritor inglês C.S Lewis "Tudo que não é eterno é inútil.". O tempo passa rápido e assim como as águas correm inexorávelmente para o mar,também um dia seremos levados ao tribunal de Deus.

Servir a Deus é liberdade, mas muitos confudem liberdade com libertinagem. No entanto, para aqueles que acham que servir a Deus é perder a vida ou perca de tempo, Jesus disse: "Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.". (Mt.10:39). Jovem não seja tolo, viva sim sua juventude com alegria e intensidade, contudo na presença do Senhor para que no último dia você não preste contas gemendo e sim com alegria.



Pr. Lindomar J. S.
Teólogo, Conferencista, Palestrante e Capelão Escolar, Diretor do Portal Divulga Reino ( www.divulgareino.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário